Seja sábio, armazene alimentos

3 | mar | 2018 – atualizado 6 | fev |2023

Lá no passado, muitas famílias mantinham o bom senso de manter um estoque de alimentos na famosa “despensa”, porque acreditavam que algo de ruim poderia acontecer e nesse caso, seria prudente ter o que comer.

Mas com o passar dos anos a oferta de produtos aumentou e o tamanho das casas diminuiu, faltando espaço para armazenamento de excedentes muitas pessoas foram abandonando o hábito de manter uma despensa. Pegar o carro e ir até o supermercado da esquina ficou mais fácil do que ter um cômodo para armazenar alimentos e outras utilidades.

Apesar do armazenamento de alimentos ser visto por muitos como uma ideia “paranoica” toda família deveria manter um estoque capaz de garantir a segurança alimentar de seus membros mesmo que por um curto período de tempo, pois a “alimentação, ou a falta dela, é um fator crítico que une todos os cenários hipotéticos de crise. Qualquer ameaça em grande escala que afete a estrutura de um país ou região, vai afetar diretamente o abastecimento de recursos vitais, como energia, água e alimentos”. (Guia do Sobrevivente, Vol II – Alimentação, p.17)

E como meu marido sempre diz “a nossa chance de sobreviver está diretamente relacionada à sua capacidade de armazena, e isso não se trata apenas de obter o alimento e acondicioná-lo corretamente, mas de possuir ferramentas para tal. Nada vale captar uma tonelada de bens de estocagem e ao chegar em casa não ter onde armazená-los”.

Confira algumas dicas do que armazenar:

• Arroz é fácil de guardar, de preparar e combina com outros alimentos;
• Temperos são fundamentáveis para dar sabor;
• Os alimentos liofilizados têm uma vida útil muito longa e em geralmente são de sabor agradável;
• Fique atento à preservação dos alimentos. Pacotes abertos deixam os produtos suscetíveis à deterioração;
• Se você está começando agora não negligência suprimentos importantes em detrimento à excessos que podem ser descartados;
• Para maximizar a vida útil dos produtos você deve mantê-los sobre a menor incidência de luz, calor, umidade, oxigênio.
• Café se embalado à vácuo pode ser armazenado por tempo indeterminado desde que a embalagem se mantenha íntegra;
• Alimentos desidratados quando acondicionados corretamente duram por muito mais tempo;
• Fique atento ao índice de sódio dos pratos prontos.

Técnicas de armazenamento e cocção, montagem, controle e cuidados com estoque, a escolha do cardápio, quantidades, receitas clássicas de sobrevivência e outros tópicos você pode encontrar no Volume II do Guia do Sobrevivente.

Confira também:

E não se esqueça , os comentários enriquecem o conteúdo e contribuem com todos nós. Relate sua experiência, conte-nos o que você já fez que deu certo e o que deu errado também, assim aprendemos juntos!!

Até a próxima.

D. Raposa

9 thoughts on “Seja sábio, armazene alimentos”

  1. Pois é, e tem gente que diz que ser preparador é ficar torcendo pelo Apocalipse…. Mas qqr evento imprevisível pode se tornar um Apocalypse se não estivermos prostrados.

  2. Olá. Sou Mórmon. E já faço armazenamento em garrafas pet a alguns anos pois minha religião nos alerta para fazermos provisões. Aprendi muitas coisas no canal de voces . Sou imensamente grata . Moro numa cidade muito pequena e não encontrei essa tinta preta especial para pintar meu desidatador. Tem algo que eu possa substituir? ??

    1. A cor preta é utilizada por ser a que mais absorve calor. Pode ser qualquer tinta preta, preferencialmente fosca. Eu ainda vou fazer uma experiência com papel contact pra ver se dá certo.

  3. Super bacana, tenho aprendido muito om o canal, se possível faz uma live sobre profissões sobrevivencialistas, tipo mecânico, eletricista, tipo algo que além de ser bom tem um curso sobre o assunto, tb seria de grande valia em caso de perder o emprego, etc. Faço curso de aux. Mecanica e vejo que sim é uma profissão sobrevivencialista principalmente para mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *