Por que tantos negligenciam as vacinas?

Estamos em Agosto/2018 e saiu a notícia que a Febre Amarela passou de epidêmica para endêmica e a previsão é de que os casos tenham um grande aumento com a chegada do verão.

Então que tal falar um pouco sobre algo que muitos de nós negligenciam, as vacinas?

E eis aí algo que você precisa mesmo se preocupar se está se preparando para tempos difíceis, existe um verdadeiro arsenal moderno de vacinas indicadas para adultos, algumas previnem contra epidemias, outras atuam em segmentos específicos, como a anti tetânica, mas todas elas ajudarão o sobrevivencialista, são gratuitas e devem fazer parte de sua preparação familiar.

Quero começar contando pra quem não sabe que não são só os viajantes em áreas de risco que podem e devem tomar vacinas. Trocando em miúdos, todos aqueles que atuam em ambiente natural deveriam ter suas carteiras de vacinação em dia, não só os companheiros que vão desafiar os ermos da Amazônia. Note, em minha região há uma fazenda abandonada a mais de 60 anos, uma área gigantesca, com muita água, protegida por contrafortes que a fazem extremamente inóspita. Poucas pessoas se aventuram por lá e nem mesmo as belas cachoeiras  conseguem atrair visitantes. O local é terrível, cheio de animais, mato alto, espinhos e armadilhas naturais, este local não recebe inseticidas da prefeitura, técnicos da vigilância ou qualquer outro tipo de fiscalização. é um local imenso, colado a uma serra a alguns km da cidade, em 60 anos toda sorte de insetos e dejetos podem ter se alojado ali e estar só esperando uma vítima.

Nem vou me dar ao trabalho de explicar aqui o porque do sobrevivencialista manter atualizada sua carteira de vacinação, pelo menos com os mais comuns antídotos contra bactérias e vírus atrozes e mortais oferecidos pelo governo.

Dentre as vacinas comuns está a anti tetânica, que previne o Tétano e todos aqueles que manipulam lâminas e ferramentas e que tenham um pingo de juízo devem tomar.

Como falei lá em cima a febre amarela se tornou uma doença endêmica é transmitida por mosquitos e pode sim levar a morte, não duvide que você possa ser vitima de uma picada infeliz, a natureza oferece vários mecanismos ótimos pra proliferação dos mosquitos.

Raiva e cólera, voltaram a aparecer e são duas ótimas opções para mateiros, sim raiva é uma doença controlada, mas sabe-se lá o que acontece naquele sítio lá no fundão do país, será que o dono cuidou de seus cães? Bom, principalmente no interior os animais domésticos acabam tendo mais contato com os bichos silvestres, e se é perigoso pra eles, acredite meu chapa, também é pra você e prevenção nunca é demais. A vacina de cólera não tem um prazo de atuação muito longo no organismo, muitos acham que não compensa, mas se você vai em uma jornada onde a água é de origem duvidosa e dependerá de processos de purificação, pode diminuir o risco ainda mais se vacinando contra esta séria doença.

Vacina Tríplice-viral – para sarampo, caxumba e rubéola. Altamente indicada para adultos, embora de aspecto mais urbano, deve fazer parte do calendário de vacinação de todo sobrevivencialista.

Vacina contra a hepatite B- Se em algum momento você já se preocupou em montar um kit de primeiros socorros, deve ter previsto que entrará em contato com sangue de machucados etc. Parabéns, você está entre as pessoas que precisam desta vacina, a hepatite B é transmitida pelo sangue.

Pneumo 23 – Pneumonia – O pneumococo é uma bactéria que pode causar a pneumonia e outras doenças. Um cara como você que se sujeita a dormir no chão ou pendurado feito um salame numa rede, que entra na água, toma chuva e que já passou aquele frio do cão numa madrugada de acampamentos é um bom candidato a gripes, resfriados e a pneumonia, não obstante a vacina não se preza só a pessoas que vivem no mato e urbanos em geral precisam dela. Esta vacina muito importante não está no calendário do governo e você precisa encontrar um centro de imunização particular.

Vacina contra o influenza (gripe) – Qualquer sobrevivencialista que se preze já viu os estragos que a gripe fez no mundo, não é preciso muita discussão, a vacina é segura e vai te dar uma boa proteção a este vírus terrível.

HPV- A vacina existe tanto para homens quanto para mulheres e previne os quatro principais tipos do Papilomavírus Humano – o HPV.Para que entenda existem mais de 100 variações deste agente que é contagioso através de relações sexuais e extremamente destrutivo.

Você em uma breve pesquisa encontrará diversas outras vacinas que são muito interessantes, como a de Febre tifoide, meningocócica conjugada em centros especializados.

Já sei, tá com medo da varíola voltar né, em 2002 o governo anunciou que manteria um estoque estratégico de 3 milhões de vacinas contra este agente mortal que foi erradicado em 1978, porque os atentados terroristas de 11 de setembro fizeram todos se borrar de medo, com razão. Se as vacinas existem e foram realmente fabricadas no Brasil il il eu não sei.

Rússia e EUA mantém exemplares vivos deste vírus, mesmo com o protesto de muita gente e lá fora é muito fácil conseguir ser vacinado, já que a vacina é produzida em escala para as tropas americanas, infelizmente não tenho informação se há alguma clinica particular que dispõe desta imunização.

Para finalizar, você guarda comida e recursos para tempos difíceis, cuida da sua proteção pra impedir invasores e mantém as técnicas de sobrevivência afiadas, não custa nada se preparar também para enfrentar as principais epidemias que podem nos assolar.

É isso.  E você, o que pensa a respeito?

2 thoughts on “Por que tantos negligenciam as vacinas?”

  1. Como sempre, no Brasil, as pessoas acreditam que nada acontecerá a elas. “Não preciso guardar alimentos, porque é só ir ao mercado”. “Não preciso armazenar água, porque minha caixa d’água é de 5 mil litros”. “Não preciso me vacinar pra tal doença, porque ela não tem incidência aqui na minha área”. Não são apenas as vacinas que são negligenciada. Um simples ato de higiene pessoal – como lavar as mãos antes de comer – é muitas vezes ignorado pela maioria da população. A conclusão é que nada tem valor até que aconteça com a gente. Mas depois que acontece, geralmente é tarde demais. Você não repara em como seu dedo mindinho da mão esquerda é importante no seu dia a dia, até você cortar ou queimar. Aí, tudo o que você vai fazer sente uma “fisgada”, e é o machucado do dedinho que bateu em algum lugar.

  2. Bem lembrado Batata, tenho certeza que várias das minhas vacinas estão vencidas, mas tipo, odeio serviço público de saúde aí fico evitando de ir no posto me vacinar, mas também não tenho grana pro particular, tenho que tomar vergonha e ir me vacinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *