Ignore a Bahia!

IGNORE A BAHIA !

Todos vamos fazer um movimento para ignorar a Bahia, é a maneira mais fácil para ter a boa desculpa para não se preparar, afinal, se não olharmos para o desastre ele não existe não é mesmo? É fácil chamar de paranoico quem se prepara antes da crise, e mais fácil ainda depois de algum tempo do ocorrido.

Cancele a Bahia, pronto, ignore as mais de 80 cidades atingidas, ignore as 19 cidades que estão, literalmente, submersas a três dias, isso, milhões de pessoas que não tiveram a chance de curtir uma simples festa de natal ou que ainda cavam na lama procurando os corpos dos filhos e parentes, 18 mortos até o momento.

Essa “situação de sobrevivência” não é um exercício ou simulação, também não é treinamento ou prospecção teórica especulando “o que fazer se”, então não olhe, ignore, cancele é real, e real não é bonito, ainda mais nas cidades, na segurança das ruas pavimentadas da polis.

Em uma mídia local, pessoas remando em colchões de ar, outro saindo da lama infectada arrastando a mãe afogada que dormia antes da festa dia 24, festa que essa hora deve estar no mar, porque a água arrastou.

Não quero estragar o fim de ano de quem está confortável a 2000 km, mas que tal parar só alguns minutos e trocar de lugar com outros cidadãos e pelo menos traçar um plano do que fazer para não morrer em uma situação dessas. Quem sabe, sua boa vontade esta em alta hoje e por pura empatia humanitária você, ao invés de ignorar o desastre, compartilhe a prática sobrevivencialista de prevenção até que possamos chegar ao maior numero de pessoas e quem sabe, com sorte entre mil que receberem dois ou três famílias resolvam não ignorar a Bahia e comecem de fato um plano de preparação.

A temporada de temporais está só começando, infelizmente.

Força e coragem são os melhores recursos depois do preparo prévio e prevenção, pelo menos até a próxima tempestade.

Muita gente não faz ideia de como agir em situações assim.

Separamos uma lista de conteúdos relevantes sobre desastres naturais para que você fique por dentro do que fazer caso passe por uma situação semelhante. Confira nos links:

Como se preparar para desastres naturais

Como proceder se for pego de surpresa no meio de um alagamento

O que fazer depois de uma enchente, quais cuidados tomar

Como montar uma mochila de emergência de baixo custo

Conheça o CEMADEN

Está na região? Se possível, nos conte sobre a situação. Não está, ajude #compartilhando essas informações, juntos podemos auxiliar mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *