Como fazer uma gaiola de cura

Esse projeto permite vários usos, desde a cura de presunto na sombra, queijos e carne serenada até peixes, linguiças e carnes salgadas no varal.

Talvez você entenda o que vou dizer aqui, talvez. Pode ser que concorde ou não (e eu gostaria de saber) não é mais só ter uma carne pra alimentar as crianças se a coisa ficar difícil, vai além. Não é ser gourmet, um chef buscando o sabor perfeito de alguns alimentos, não mesmo, embora comer bem pese muito.

Eu produzo alimento bruto, frutas, grãos, legumes, carnes : peixes, galinhas, patos, coelhos etc, eu já tenho a carne, já acertei o ponto de equilíbrio entre produção e consumo, então pra que inventar mais? Ora, se amanhã eu acordar e decidir ir pro mato passar uma semana, posso viver de grãos, frutas secas e outros preparados tranquilamente, posso até ter carne nos dois primeiros dias, 3 no máximo se eu conservar ali na fumaça ou etc, nos demais, ou caço e pesco ou levo latas, defumados comprados industriais ou eu acampo com o tesão enorme de comer algo que eu produzi, em casa, do inicio ao fim, a carne seca que eu fiz, as linguiças desidratadas que eu entubei, ou o frango que eu criei, matei e sequei.

Que tal um peixe salgado que lembra o bacalhau, num belo cozido de uma panela só, completo com tubérculos e temperos do meu quintal, aos moldes da bacalhoada que se come na páscoa? Entenda, faço porque quero, faço porque gosto, faço porque posso fazer, trabalhei pra isso. Aqui no guia você pode assistir a carne na lata, o presunto de pernil, o defumador e suas possibilidades, a salga e a produção do charque clássico, jerky beef e outros métodos para conservar alimentos, minha esperança é poder mostrar algo que você vai usar, que vai se adaptar a sua casa e ao seu gosto, quero poder servir, pelo menos como inspiração para que você sinta esse mesmo tesão que eu sinto quando uma nova porta se abre e um projeto dá certo demais.


3 thoughts on “Como fazer uma gaiola de cura”

  1. Estou apaixonada por fazer queijos. Procurei muito no YouTube alguém que me ensinasse a fazer uma caixa de cura e, finalmente encontrei vc com este passo a passo, sensacional. Obrigada, vc é demais.
    Amanhã mesmo vou fazer a minha.
    Parabéns e abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *