Você já elaborou o seu orçamento de preparação?

Há tempos que falamos que a melhor forma de se preparar é começando pelo planejamento. Muitos acham que é necessário muito dinheiro para tal feito, mas isso não condiz muito com a realidade.

Sim, é possível se preparar mesmo tendo pouca grana para tal, basta que você tenha um plano, elabore um orçamento condizente com a sua realidade e o execute.

Uma boa maneira para começar após definir o seu plano é criar uma estratégia de economia. O mundo está diferente e parece que o efeito pandemia tem acelerado o necessidade de urgência, do ponto de vista sobrevivencialista, muitas pessoas se tornaram mais conscientes neste último ano, acham que precisam comprar tudo de uma única vez e acabam abandonando o desejo de se preparar pois acreditam que não tenham dinheiro suficiente.

Se essa é a sua situação atual, não desanime, pode não ser no futuro. Aprendi que estar sem dinheiro é uma condição momentânea e não um estado de espírito. Tudo pode mudar, a qualquer momento, para melhor.

Se você estiver o tempo todo focado nas contas que tem para pagar, não terá energia para pensar em soluções, muitas vezes simples e eficientes, que podem te tirar do sufoco e ainda salvar uma grana no final do mês. E isso tudo tem a ver com pequenas ações que você vai fazer aí na sua casa, junto com a sua família.

E digo isso com propriedade, pois mesmo sendo formada em Administração de Empresas, passei anos andando em círculos, simplesmente porque não conseguia enxergar formas simples de economizar e de fazer as coisas acontecerem e foi estudando economia doméstica que consegui quebrar este ciclo e o ato de poupar, mesmo que quantias mínimas tipo R$1, se tornou um hábito.

Aqui entrou em jogo um outro fator importante, a disciplina. A disciplina é fator fundamental para transformar qualquer plano em realidade, seja uma viagem de férias, a troca ou aquisição de um carro, um imóvel ou até mesmo as preparações que te serão sua apólice de seguro em caso de necessidade. É o dormir tranquilo enquanto muitos perdem o sono.

Então, se você ainda não começou, que tal dar o primeiro passo agora? Esse é o momento mais importante, dar o primeiro passo.

Comece fazendo um levantamento das entradas e saídas do orçamento da sua família. Use planilhas ou aplicativos para facilitar o levantamento de dados e marque até mesmo aquele sorvete de final de semana com a garotada. Tenho isso mãos você saberá para onde o seu dinheiro está indo.

Corte gastos menos relevantes e negocie planos de assinatura como celular, TV e outros.

Se você tem dívidas renegocie e use o valor que conseguiu eliminar dos supérfluos para pagá-las. Talvez você não entenda como tal, mas isso já é fator de preparação. Os juros que você deixa de pagar hoje, amanhã estará usando para investir em suas preparações.

E não tenha receio de pesquisar os melhores preços, pechinchar e negociar as melhores oportunidades para o seu bolso. Qualquer economia conquistada pode ser investida para comprar aquele item de preparação que você acha importante ou aproveitar aquela promoção de arroz no mercado da esquina.

E por falar nisso você sabia que uns dos fatores que mais podemos economizar é com a alimentação? Dúvida? Já parou para ver o valor de uma pizza que você pede na pizzaria e uma feita em casa? Ou o quanto você economizaria tendo uma pequena horta na varanda de casa ou ainda dando preferência para itens de época?

Pois é, não é da noite para o dia que as coisas mudam, mas elas só mudaram se você começar a fazer. Pense nisso!

Fez algo interessante que deu resultado, conta pra gente aqui nos comentários. Quer mais dicas que irão te ajudar a se preparar melhor? – deixe aqui também que eu trago para vocês.

Até a próxima!

D. Raposa

1 thought on “Você já elaborou o seu orçamento de preparação?”

  1. Sem disciplina não se chega a lugar nenhum,consegui comprar um pequeno terreno para plantio e criação de animais,graças a um plano seguido de disciplina, mesmo ganhando 1 salário mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *