Root Cellar não é bunker

Você deve estar se perguntando que diabos é um Root Cellar, ok, você pode não associar o nome a coisa, mas garanto que você já viu várias vezes em filmes americanos e nunca imaginou se tratar de uma “geladeira”.

Concordo que era bem mais comum sua aparição em filmes antigos, nos atuais geralmente a tradução deturpa, ou simplifica, e chama de porão. O mais curioso e ver alguns estudantes de sobrevivencialismo usando as imagens para ilustrar bunkers subterrâneos.

Mas nem todos estão errados, em muitas casas da época havia o Root Cellar e o porão, com entradas e funções diferentes, com o tempo e a modernidade, os donos dos imóveis derrubaram as paredes e fizeram tudo uma coisa só.

Essas estruturas também eram conhecidas como “potato house” ou casas de batatas, e seu princípio é muito simples, um cafofo úmido sob a terra que mantinha a temperatura baixa, em épocas muito quentes, as paredes eram molhadas e a evaporação externa fazia a temperatura interna despencar, conservando assim muitos alimentos. Eu mostrei no YouTube como fazer uma geladeira que segue este princípio:

Batatas, cenouras, maçãs, nabo, repolho, cebolas, abóboras, carne seca, agua e bebidas e também doces e compotas, era uma despensa climatizada que ajudava manter ainda mais alimentos de longa duração.

Geralmente era dividida em 2 setores, um para itens de consumo rápido e outra para itens que ficariam por mais tempo.

As Root Cellar sofreram um desuso óbvio com a modernidade, refrigeradores e freezers condenaram seu uso e a facilidade  fragilidade dos mercados, fizeram que menos pessoas mantivessem grandes estoques para enfrentar épocas difíceis.


Outro golpe para as Root Cellar foi a guerra fria, onde por conta de sua robusta estrutura, geralmente subterrânea, houve uma aberta campanha para que fossem transformadas em abrigos de emergência, logo confundi-las com um bunker anti bombas não é lá muito errado, vejam as fotos:

Até dá para enxergar um uso duplo para este meio antigo de armazenamento, e você que não pretende cavar muito, mas gostou da ideia, saiba que não há um tamanho pré definido e você pode fazer uma mini root cellar no quintal ou lá na sua bug out location !!!

Abraços galera!

5 thoughts on “Root Cellar não é bunker”

  1. Amigo batata morei no mato em minas,Goiás, rondonia..voltei para são Paulo. Cidade natal.resumindo aqui em são Paulo tem muitas mercearias de 1 real alimentos que estão com a data de validade para vencer,e queria que fizesse um vídeo com os alimentos que Durão depois da validade.um abraço e sucesso.

    1. Fala Fábio, temos diversos materiais sobre esse tema, inclusive vídeo aulas mais extensas, procura por alimentos que você acha tudo aqui. []

  2. Minha dúvida é se isso poderia ser aplicado na região amazônica, tendo em vista que aqui o solo é muito umido, causando infiltrações em paredes acima do nível do solo.

  3. Gostaria de deixar mais ideias pra explorarmos….👇
    Nos comentários deste video li que é útil também para conservar os alimentos… sem contar que passou da hora de dependermos menos do sistema na questão saúde….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *