Doenças de inverno: previna-se!

Com a proximidade do inverno, o vírus influenza causador da gripe passa a circular com mais intensidade.

Alguns estados brasileiros já registraram os primeiros casos de infecção por H3N2 que infectou milhares de pessoas no último surto ocorrido nos EUA e fez algumas vítimas fatais.

De acordo com o o último informe epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 13 estados brasileiros já registraram um total de 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causado pelo influenza H3N2. Do total, dez pacientes morreram, sendo três em São Paulo.

A partir da próxima segunda, 23/4, tem inicio a campanha de vacinação do governo federal que tem por objetivo imunizar gratuitamente idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas (como as cardiovasculares) e professores.

Mas para quem está fora da área de cobertura da vacinação, vale turbinar a imunidade do sistema imunológico e evitar alimentos como leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico ou deixar a recuperação mais lenta.

Confira alguns alimentos que contribuem para que a sua imunidade se mantenha em alta:

  • Vegetais verde-escuros (Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre) são fontes importantes de vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na resistência às infecções e ácido fólico que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
  • Frutas cítricas (laranja, acerola, limão, kiwi, e morango) são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e tem propriedades antiinflamatórias. Além de aumentar a imunidade essas frutas são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.
  • Alho além de imunoprotetor traz vitaminas e nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.
  • Cebola potencializa a função imune e preveni doenças virais e alérgicas.
  • Lichia auxilia na imunidade por ser rica em vitamina C e ter propriedades antiinflamatórias.
  • Gengibre tem ação bactericida e auxilia na defesa do organismo.
  • Castanha-do-Pará é um poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que turbina o sistema imunológico.
  • Iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Um outro aliado para o aumento da imunidade do organismo é o própolis que tem poder antimicrobiano e antioxidante que promovem maior ativação das células de defesa e reforça a imunidade.

Vale lembrar que cuidar da saúde e manter-se saudável, faz parte das preparações de qualquer sobrevivencialista e deve ser um hábito diário, que pode prevenir muitos problemas futuros ou em casos de situações de crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *