Lista de alimentos para situações de emergência

Esse post visa ajudar pessoas em áreas afetadas pela greve da polícia, situações de quarentena doméstica e revoltas sociais e que não podem sair de casa.

Situações como o que ocorreu recentemente no Espírito Santo causam uma enorme insegurança, milhares de pessoas sitiadas em suas casas, roubos, estupros, mortes e saques pelas ruas, sair não é uma opção inteligente, mas, se houver uma brecha segura para comprar alimentos e coletar recursos, esta lista pode ajudar:

Arroz barato:  pode ser armazenado por anos e é garantia de carboidrato para manter um ser humano vivo;

Feijão: o complemento ideal para arroz e também pode ser armazenado por muito tempo;

Bolachas e farináceos:  bolachas do tipo “água e sal”, biscoitos recheados, salgadinhos de milho, podem ser guardados por muito tempo e servem bem para o café da manhã;

Leite: para as crianças e para compor receitas de pães e bolos. opte pela variedade longa vida ou em pó;

Carnes em lata: duram por 2 anos ou mais e não precisam de refrigeração;

Galão de água:   a distribuição de água pode ser afetada pela ausência de funcionários na distribuidora, então racione e armazene água;

Farinha:  para pães e bolos, armazene também farofas temperadas e vitaminadas;

Frutas e verduras: batatas, acelga, laranjas, tomates cereja, cebolas, cenouras, repolho são exemplos de frutas e verduras que duram bastante, você também pode armazenar conservas e geléias.

Outros preparos básicos

Lanternas e pilhas
Sal
Açúcar
Água sanitária (para purificar água e desinfetar ambientes)
Gás
Combustível (etanol dura por até um ano)
Remédios de uso contínuo

Dicas Valiosas

Não saia sozinho, forme grupos com vizinhos e parentes;
Saia somente em plena luz do sol e busque locais movimentados;
Fique alerta para ameaças e tumultos;
Tente fazer tudo de uma vez de forma rápida e organizada;
Evite confrontos;
Tranque TODAS as portas de casa, sem exceção, não facilite a vida dos invasores.

Nas nossas mídias você encontra muito conteúdo relevante, além do nosso manual básico de preparação e sobrevivencialismo “Como sobreviver à crises e ameaças”.

14 thoughts on “Lista de alimentos para situações de emergência”

  1. Uma coisa bacana sobre o feijão é que ele pode ser preparado sem fogo. Na forma e brotos, como por sinal já foi mostrado aqui no guia.
    P.S. -Isso vale para algumas outras sementes.

    Alias, mantenha o perfil baixo, roupa simples ao estilo homem cinza.

    Boa sorte!

  2. Obrigado pelas dicas e ai fica meu recado para casos extremos pesquise as espécies de plantas chamadas PANCs (plantas alimentícias não convencionais)que são aquelas que chamamos de mato porem algumas tem otimo teor de nutrientes e estão até em nossas próprias calcadas e terrenos abandonados.

  3. Batata;

    Sou do interior de São Paulo, mas por via das dúvidas neste final de semana vou montar minha “dispensa” com itens que vc indicou. Só tenho uma dúvida? Quanto quilos de arros, feijão, etc devo armazenar (nas garrafas pets ou comprar em latas) para ter o suficiente para prover 3 meses. Somos em 4 pessoas, dois adultos e duas crianças de 9 e 11 anos. Muito obrigado e grande abraço.

    1. Daih Fabio, tens que pensar quantos kg de arroz tu usou no ultimo mês… porque tudo depende de quanto a tua familia come… na minha casa uso uns 3 ou 4kg por mes. O interessante é tu armazenar em garrafa pet com alho e louro.
      Faz as contas contanto dia a dia..
      Exemplo:
      90gr de arroz + 90gr de feijao por pessoa.
      Almoço pra 4 cabeças = 360gr de arroz + 360gr feijao + 2 latas de sardinha.
      Faz exemplo de refeicoes pro mes inteiro e tu vai ter as quantidades.
      Espero ter ajudado.. abraço.

    2. Eu faço o cálculo por semana, pois como cozinho, sei quanto costumamos comer aproximadamente de arroz (1k) e de feijão (1/2k).

  4. EXELENTE POST, VOU REPASSAR TMB POIS APESAR DE SER PREPARADOR PENSO NAQUELES QUE NÃO SÃO E QUE AINDA TEM UMA POSSIBILIDADE DE PREPARAR ALGO, AFINAL ESSES ITENS A MAIS NA LISTA DE COMPRAS DO MÊS NÃO VAI SER UM GRANDE ARROMBO NAS FINANÇAS FAMILIARES, ALGO PARA AO MENOS UM MÊS JÀ AJUDA MUITO.

  5. Lentilha é uma excelente substituta ao feijão pois, além de nutritiva, cozinha muuuuuito mais rápido e não precisa ficar de molho e nem de panela de pressão.

  6. Oi Pessoal estou fazendo um levantamento sobre as PANC ( Plantas alimentícias não convencionais) para desenvolver um estudo sobre elas, quer no Brasil quer em Portugal. Alguém interessado em partilhar conhecimento e ajudar a comunidade? Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *