Como montar um kit de primeiros socorros

Quase toda situação de sobrevivência se inicia com um evento crítico, uma ação de terceiros, desastre, acidentes ou ocorrências que podem ferir ou debilitar as vitimas. Além deste cenário temos as inúmeras ocorrências domésticas que podem ser amenizadas com a correta aplicação de meios de primeiros socorros básicos e alguns equipamentos simples que auxiliam o socorrista.

Nesta lista temos um completo kit básico com recursos simples e baratos que são encontrados em qualquer farmácia perto de você. Prepare-se, estude e se possível busque formação em primeiros socorros se você não tem certeza da ação de algum medicamento no seu organismo, ou as dosagens corretas para você e pessoas próximas, consulte um profissional de saúde.

Bolsa

1 Bolsa para kit maquiagem semi profissional ou outra
1 bolsa transparente

Comunicação

1 bateria solar / power bank
1 telefone celular dedicado ao kit
1 apito
1 espelho
2 bastões de luz química
1 pendrive com informações pessoais e prontuários médicos de cada membro da família

Itens

lenço umedecido
luvas de procedimento
1 litro soro fisiológico
1 seringa de aplicação
1 gelo químico para compressas frias
3 compressas químicas quentes
3 preservativos
1 espelho concavo
1 Esparadrapo micropore fino
Repelente
protetor solar

Medicamentos

Antiestâmico (um para rinites e outro para picadas e alergias)
Advil – Comprimidos liquidos
Paracetamol 750(analgésico)
Calzec (inibi disenteria)
Dorflex – Dores musculares
AAS Infantil –
Neomicina (pomada)
Queimalive (pomada para queimaduras)
Antiséptico com lidocaina
Álcool 70
Colírio Vistazul
Sabão bactericida
Agua oxigenada
2 Resfenol
2 Epocler
2 Sal Eno

Bolsa menor

2 x Ataduras Grandes
4x Ataduras pequenas
1 Esparadrapo comum – A prova de água
10 x Gazes – com 10 unidades cada
1 Atadura elástica
4 Absorventes femininos
1 Cobertor aluminizado
1 Lenço de papel simples
Lixa de unha
2x Gel energético
4x Sal – sachê
4x – Açúcar Sachê
12 x Curativos tipo Band-Aid
6x Curativos Band -aid longos
4x Salonpas
12x Astes de algodão
2 Mini absorventes femininos
1 Atadura tubular – 1 metro
2 – Absorvente interno – OB algodão
6x Envelope de álcool 70
1x Laterna pequena

Lata de metal

4x Envelope de álcool 70
Lidocaina 10% – Xilestesin (venda sob prescrição médica)
4x Máscaras
4x Luva de procedimento
1 Termômetro
1 Porta agulha
1 Tesoura
1 Tesoura dobrável
2 Pinça
4 Agulhas para teste de destro
3 Bisturi
3 Fio de sutura

Extras

1 Aparelho de pressão com monitoramento cardiaco
1 Kit Destro para medir glicemia
Caderno e caneta para anotações

Importante:

Incluir uma dose extra de medicamentos de uso diário e/ou para necessidades especiais.

Manuais para download

Manual de Primeiros Socorros Fiocruz

10 thoughts on “Como montar um kit de primeiros socorros”

  1. olá batata! gostaria de saber a respeito de medicamentos, os que ficam no kit! por exemplo eu tenho alguns que uso muito pouco,(anti-alérgicos, ou aqueles para desinteria) e mesmo pegando com data de validade longa, são muito pouco usados! qual sua dica! pq depois de vencido tenho que por fora! compro em menor quantidade, com data de validade maior? como vc faz no seu kit?

    1. Amigo!Sou profissional de Saúde e posso te afirmar que usar medicamentos fora do prazo de validade, se torna perigoso.
      USO/ACONDICIONAMENTO: Importante saber que o prazo de validade lhe garante que o medicamento não esteja estragado se foi devidamente armazenado conforme as instruções do produto, isto inclui em evitar calor, umidade,luz solar, e tempo de uso após aberto, são os principais fatores que podem modificar a composição química do produto. Práticas como guardar restos de remédios em refrigeradores, costumam contaminar e deixar improprio para uso estes medicamentos, alem de proporcionarem umidade aos mesmo o que na melhor das hipóteses reduziria a eficacia do remédio. Guarde em armários onde não estejam expostos a calor, luz e umidade, e sempre coloque fora os medicamentos que sobrarem restos, principalmente antibióticos liquidos que geralmente tem uma validade max de 14 dias apos aberto se seguir todas as orientações de acondicionamento da bula. Não esqueça de deixar fora do alcance das crianças, se possível use trancas para impedir o acesso delas.
      DICA: A dica que dou é comprar medicamentos que possam ser usados numa gama maior de situações, e pelo menos 2 medicamentos pra mesma função,e em quantidades pequenas com validade superior a 18 meses, de preferencia, mas sempre suficiente para o numero de pessoas que provavelmente poderia precisar deles. Observe a data de fabricação e validade dos medicamentos que pretende comprar e verifique qual a validade máxima para cada um e adapte para a sua necessidade, sempre dando preferencia para aqueles recentemente fabricados.
      Só pra citar um exemplo, e deixando claro que isto não é receita, por isto deveria-se levar e conta orientação medica do individuo.
      Mas voltando ao exemplo tu tem que lembrar que existem, no caso de dores, intensidades variadas de dores e causas prováveis porque elas surgiram.
      Por exemplo, as dores de cabeça são causas muitos comuns em atividades campestres, principalmente por causa da desidratação, então neste caso estimule sempre a ingestão de água. Dentre os medicamentos usados para dores de cabeça podemos usar paracetamol, para dores mais frascas e medianas e para dores fortes poderia ser usado dipirona. Lembre que o paracetamol tem função analgésica, anti-inflamatória e anti-pirética(anti-febre), então pode ser usado como um medicamento curinga para a maioria das situações. A dipirona tem função analgésica e anti-pirética(anti-febre).
      IMPORTANTE: Ninguém costuma informar que se não tiver orientação medica de como usar estes medicamentos eles podem levar uma pessoa a morte. A própria dipirona pode provocar hipotermia o que reduz o funcionamento do metabolismos e prejudica as funções vitais, alem de poder provocar anemia a médio e longo prazo de utilização. O paracetamol não é menos inocente, pois pode provocar hepatite medicamentosa, lesões hepáticas, icterícia(devido a estas lesões hepáticas), entre outros problemas.
      OBSERVAÇÃO: O fato de medicamentos produzirem ou serem potenciais riscos a saúde devemos seguir a orientação médica quanto a forma de uso dos mesmos, pois estes profissionais estão habilitados a avaliarem o RISCO x BENEFICIO do uso destas drogas, optando geralmente por aquilo que traz menos risco, como por exemplo, se toma o remédio e pode morrer por causa dele ou não toma e certamente morrerá.
      SUGESTÃO: Em caso de duvida quanto a conduta do profissional de saúde, você tem o direito de procurar outro profissional para ter uma segunda opinião e escolher qual das condutas(tratamentos) que você adotará. Não dá pra misturar as duas, e fazer o teu tratamento por conta própria, não funciona assim, desse jeito geralmente os riscos acabam sendo maiores.

  2. Batata, Achei muito bom o teu vídeo, eu faço parte de um grupo de montanhismo no rio de janeiro que já tem mais de 30 anos de historia, e vejo que não posso me restringir apenas o que é ensinado no grupo…
    batata, você tem o site ou algum contato de onde comprou essa bolsa, andei procurando aqui no rio e não achei nada como ela…
    tem como me da uma ajuda.

  3. Boa noite Batata…

    Sabe indicar onde consigo comprar essas compressas quimicas quentes no Brasil?
    Não encontrei nas farmácias em que procurei.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *