Alerta! Feijão à vácuo na panela de pressão, é isso mesmo?

Você assistiu o vídeo do caminhoneiro, fazendo feijão à vácuo na panela de pressão convencional, que viralizou? Achou uma ideia super bacana para suas preparações? Então você precisa conferir este alerta agora mesmo.

 


Sobre o botulismo alimentar

Ocorre por ingestão de toxinas presentes em alimentos previamente contaminados e que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos e, raramente, em alimentos enlatados industrializados.

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. O período de incubação pode variar de 2 horas a 10 dias, com média de 12 a 36 horas. Quanto maior a concentração de toxina no alimento ingerido, menor o período de incubação.

4 thoughts on “Alerta! Feijão à vácuo na panela de pressão, é isso mesmo?”

  1. Salve batata, em conservas o melhor é fazer a base de vinagre e não só com água e sal, segundo estudos realizados é o único ingrediente que não permite o surgimento do botulismo é o vinagre, e até os antigos do egito usavam vinagre em algumas conservas pra não adoecerem, foi o que descobri sobre pesquisas de conservas , e na europa esta tudo virando a base de vinagre por causa desses estudos, valeu amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *