10 habilidades que todo sobrevivencialista deveria saber

Essa lista não está por ordem de importância, e também não é uma lista definitiva, mas é um bom parâmetro pra quem está buscando se preparar com ênfase em disciplinas distintas, uma dica, numere suas habilidades em cada tema e de a si mesmo uma nota de 0 a 10 pra cada tópico, assim fica fácil saber onde procurar informações adicionais para seu treinamento.

1- Uso de ferramentas comum

A clássica caixa de ferramentas doméstica, usada para reparos diversos, dominar seu uso pode ser extremamente útil em uma hora de crise. Parece simples e óbvio, mas não é. Num cenário de crise você não vai conseguir aquele prestador de serviços especializado para consertar canos, fiação e instalar um ou outro equipamento simples. Você também não vai querer um estranho montando móveis e fazendo reparos em seu abrigo secreto, saber usar ferramentas específicas reduz o numero de acidentes e de desperdício de materiais. Usuários mais experientes montarão uma oficina com mais recursos, morsa, esmeril, lixadeiras, furadeiras e até maquinas de solda, o que permite voos mais amplos como a criação de peças e ferramentas específicas. O Brasil possui centenas de cursos e escolas de formação, bem como consultores e livros, basta garimpar informação e praticar.

2- Campismo e bushcraft

Um dia meu velho chefe me disse, “vou lhe ensinar com o tempo, mas no momento quero que você aprenda o que NÃO DEVE FAZER”, parece maluco né, mas não é. Você não pode esquecer nunca uma forma de acender fogo… Não coma frutas cabeludas, amargas ou leitosas… não beba água sem purificar … não fique sem abrigo no tempo extremo. Qual dos 6.897 métodos de fazer fogo que você vai adotar é problema seu, desde que funcione…que equipamento vai usar pra cada tarefa também, o que não pode é ter um cenário tão amplo quanto o verde negligenciado. A habilidade de montar um acampamento básico e se virar um tempo com recursos escassos é um ótimo treinamento em todos os sentidos, físicos e mentais, com a prática você garante ajustes pessoais e em equipamentos e acaba tendo uma vivencia valiosa caso venha a ser tirado de seu ambiente comum. Boas escolas e cursos estão atualmente acessíveis e o mercado de publicações cresce bem como material online para auto didatas tornando a vida dos iniciantes muito mais fácil.

3- “Domine um animal”

É simples, escolha um animal e domine toda informação possível sobre ele, raça, criação, produção, abate, uso de peles e dejetos, etc. A melhor forma de se fazer isso é com uma pequena criação doméstica. Galinhas e coelhos por exemplo, são fáceis de criar, fazem pouco barulho, precisam de pouco espaço. Conhecer todo o clico de criação ao consumo de um animal é uma vantagem incrível para quem pensa em ser auto sustentável.

4- Horticultura

Plante, é com a mão suja de terra que você entenderá como isso funciona, como cada planta se comporta e o que pode estar sendo feito de forma certa ou errada. Você estará preparado para manter uma produção de subsistência em uma situação onde frutas, legumes e verduras sumam dos mercados, mas a grande vantagem mesmo está no consumo diário destes gêneros e a garantia que estão frescos, livres de agrotóxicos, água contaminada ou qualquer outro meio obscuro de vantagens financeiras. No mais você economizará uma grana no mercado. Jovens atenção, negociem com seus pais aquele equipamento caro, você planta e abastece a casa de verduras e seus pais bancam a tralha que você precisa com a economia, isso é só uma ideia!

5- Primeiros socorros

Atendimento pré hospitalar, ou qualquer outro nome que o valha, quanto mais souber melhor e mais lacunas irá poder cobrir. Faça cursos, leia, estude! Uma vida muito importante pra você pode depender desta habilidade.

6- Culinária

Não é só abrir a lata, jogar o miojo na água quente ou aquecer uma ração pré cozida. Numa situação de crise qualquer tipo de comida pode cair nas suas mãos e talvez você tenha de lidar com isso. Aprimorar suas habilidades de cozinha vai evitar que você piore ainda mais as coisas tendo que comer feijão queimado, carne dura ou um refogado emborrachado. Nada afeta mais o moral de um sobrevivente que uma alimentação ruim. Não se prenda só ao fogão, experimente formas alternativas de cozinhar, fogueira, carvão, fogareiros… quanto mais souber melhor.

7- Uso de armas

O Brasileiro sofre sérias restrições ao porte e posse de armas de fogo, mas não é impossível chegar ao limite das permissões e possuir uma boa arma, só é muito caro. É muito importante conhecer todos os aspectos da arma escolhida, desde manutenção básica até a prática em si e porque não customização e recarga? Veja, para se proteger você precisará reagir de alguma forma e a lei ampara a legitima defesa, se armas de fogo forem impossíveis, estude outros meios, como arcos, crossbows e as clássicas armas “brancas” de defesa pessoal como facas, machados e lanças. Treine, consulte especialistas e aprimore suas habilidades, lembre-se que os malucos e bandidos fazem isso todos os dias.

8- Pesca

Neste ponto concordo com a postagem gringa, é uma habilidade crucial. Quando a merda bater no ventilador não vai dar pra sentar na beira do rio e esperar horas por uma boa fisgada, tem de ser jogo rápido, pegar a maior quantidade possível e sair, o objetivo é prover alimento e não praticar esporte ou relaxar. É nesta hora que se lança mãos de armadilhas, redes e outros métodos mais radicais.

9- Cutelaria

Ter uma boa faca e saber mantê-la boa. Afiação, manuseio correto, limpeza … e porque não a produção de algumas lâminas? Note que cutelaria abrange muitas coisas, inclusive facões, espadas, lanças, machadinhas e pontas de flecha, ter alguma noção de materiais e ferramentas para usinar o aço dá uma autonomia incrível ao preparador. Lembre-se armas medievais eram produzidas em uma época onde eletricidade não existia e se eles faziam naquela época, você também consegue fazer hoje em dia.

10- Habilidades com madeira

Este é um ótimo ponto de estudo, em meios urbanos você cria móveis, escoras, barreiras, peças, gaiolas, estruturas. No meio natural é bem mais que lenha, ao ar livre você constrói abrigos, utensílios, camas do mato, cabanas, ferramentas, armas. Certamente a madeira é o material mais comum no Brasil, mais barato e que oferece mais opções de criação e usos. Saber lidar com Bambu ( 1001 utilidades) entra aqui. Saber onde se usa prego ou parafuso, onde pode ou não usar uma amarra ou escora, dominar o emprego da madeira eleva o jogo para um nível mais alto e é uma habilidade com inúmeras aplicações em cenários de crise ou não.

Agora, convido você a apresentar seu próprio ponto de vista sobre isso e se quiserem sua pontuação em cada pericia, e mais, qual habilidade que não está listada você acha importante para um preparador/sobrevivencialista?

Não se acanhe, escreva nos comentários, assim você ajuda outros que estarão pesquisando no futuro.

Abraços.

8 thoughts on “10 habilidades que todo sobrevivencialista deveria saber”

    1. Essa parte e importante mano ola onde as pessoas podem jogar seus lixos longe das cidades tem que haver uma coleta seletiva de lixo materials reciclaveis saber onde jogar os lixos e interessante ja que longe das cidades vc nao vai ter encontrar alguem com um caminhao pra vir retirar seus lixos ne importante saber sobre isso.

  1. creio a logistica por trás disso e sempre muito importante,mais considero itens básicos totalmente necessários eu não deixaria de levar uma arma para defesa pessoal,digo arma de fogo,ainda que escondida para minha própria segurança,não vou esperar o estado,dizer o que eu devo ou nao fazer,já que e a minha vida do meu grupo que está em risco,no mais acho que o nosso amigo nota 10 mister batata ja ilustrou saudação batata,comprei o combo guia do sobrevivente muito contente material muito bem elaborado parabéns pra voce e familia guia do sobrevivente e a dona raposa.

  2. gosto muito da lista, mas a minha duvida centra-se na cutelaria, em que, apesar da importancia que a faca tem como ferramenta do dia-a-dia, a ferraria nao seria mais abrangente para a manufactura de ferramentas mais, para ir alem da faca, que e algo mais restrito na cutelaria, fazer laminas, facas, machados e pouco mais se faz. o que e assim mesmo, e uma especializacao dentro da ferraria, como os metalurgicos e os armeiros, cada um na sua especialidade. um ferreiro e mais abrangente nesse aspecto.
    eu poderia adicionar habilidades com tecelagem, ou a habilidade de criar vestuario com outros materiais, incluindo calcado, trabalhar couro, curtumes, tingimento, lavagem, todo um ciclo completo ao fim ao cabo.
    outra coisa seria comunicacoes, no sei se se adequa mais no ponto 1 ou ser abordado a parte. mas seria inutil se nao se ter capacidade de gerar eletricidade, quer seja por vapor, hidrica, eolica, magnetica, solar ou termica, se nao se ter a capacidade para tal, pouco adianta ter todo a parafernalia de conhecimento e materiais para construir elementos eletronicos para tal. acho que nem o macgyver….

  3. Salve Batata. Boa noite a todos.
    Acredito que noções basicas de mecânica seriam úteis numa situação de crise. Uma bicicleta é o meio de transporte mais básico e eficiente num bug, mas não saber consertar um pneu furado ou trocar um cabo de freio tornam-na uma pilha de canos e aros. Uma moto é outro bom meio de locomoção, mas um simples filtro de combustivel entupido acaba com ela. Um carro parado sem bateria não é mais que sucata.
    Acostumamo-nos a conseguir tudo apenas dando um “google” em tudo que precisamos, delivery de qualquer coisa, opções infinitas no menu de busca do celular. Mas a maioria não faz a menor ideia de como trocar um pneu furado do carro. Saber identificar a avaria e como sana-la se possivel (não estou falando em desmontar um motor para retifica-lo, mas o mínimo para saber fazer funcionar, no meio de lugar nenhum, ou ter a certeza que nao tem a condição de arrumar e de nada adiantará ficar “olhando” para o capô aberto, o melhor é abandonar e seguir. Os jipeiros da era pré-digital/eletrônica tinham um ditado que dizia que com um alicate, um bom pedaço de arame ou uma corda forte para reboque, ninguem ficava parado na trilha. Mas tem de saber como usar o alicate, ou como dar um nó correto – ou a corda estaria perdida – ou seja, a máxima do DIY: “FAÇA VOCÊ MESMO”. Mas saiba fazer. Se voce não é parte da solução, ou é parte do problema ou apenas paisagem. Cada um escolhe…
    Nem todos tem condições – financeiras, de espaço, de logistica – de terem um bunker civil. A opção será o deslocamento a um local mais seguro. Daí a necessidade de ter o minimo conhecimento de mecanica.
    Não estou esperando saber montar um veiculo estilo MadMax na garagen, apenas não depender de serviços que, numa crise, não estarão disponíveis.
    Abraço a todos

  4. Acho q a habilidade de encontrar água e purificar, fazer um abrigo camuflado e defesa do perimetro… Não esquecendo de abilidade de usar oque estiver ao redor e na mão para produzir armas, abrigos e armadilhas ( habilidade ancestral), pode ser q se perca a mochila de sobrevivência e os itens interrados não estejam lá ou estejam compromotido, e até mesmo você tenha tido q rever a rota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *